-----
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Armário das vassouras - A bruxa e a Vassoura

Origem
As vassouras desde dos tempos antigos são os símbolos das bruxas. Porque? Bom, isso vem de um antigo comportamento em que no ínicio - e ainda hoje - as bruxas usavam as vassouras em seus rituais para limpeza de energia do circulo e muitas vezes elas dançavam em seus rituais em cima da vassoura, o que originou o mito de "voar na vassoura da bruxa". Ainda hoje é usada, mas é uma vassoura especifica para isso, não a de limpar a casa e elas costumam ser como as antigas; de palha amarrada e com o cabo mais natural, meio tortinho - mas isso não é uma regra.
Muitas bruxas fazem suas próprias vassouras, assim criando algo mais natural, pessoal e que levam sua própria marca mágica na construção do objeto.
Confesso que quando pequena (uns 10 anos), fiz minha vassoura, e onde eu morava era muito fácil arranjar a matéria prima. Porém a moça que fazia a limpeza em casa jogou fora pois achou que aquilo "não era certo e nem normal", resumindo não era de "Deus".

Símbolo
Mas mais que isso a vassoura também tem um simbolismo; o cabo representa o masculino e a piaçava representa o feminimo, o que traz o equilíbrio e o símbolo da criação. O que a maioria das bruxas buscam e acreditam.
E por conta desse costume e simbolismo de crenças a vassoura foi associada com a personagem da bruxa, assim como o gato preto (que em outro post explico o porque da associação do gato preto com a bruxa).

Armário das vassouras
Na inglaterra quando o cristianismo ainda estava sendo introduzido como uma religião local, a religião Wicca (bruxaria) teve que começar a esconder seus costumes, cultos e crenças por conta da "caça as bruxas". Com isso muitos bruxos e bruxas guardavam para si sua religião sem revelar para sociedade suas crenças. Porém com isso, quando um bruxo ou bruxa se revelava se usava o termo "saiu do armário das vassouras" para dizer que ele ou ela tinham se revelado - o que é muito usado para os gays hoje em dia quando eles se revelam, porém não é dito "armário das vassouras" e sim apenas "saiu do armário" pois homosexuais não tem relação com vassouras, né?!


A vassoura é um símbolo antigo, mas nem toda bruxa se identifica com ele. Cada um tem a visão da sua mágia interna muito pessoal. Muito ainda usam-a em rituais e outros como decoração simbológica.
Mas no final de tudo isso o que mais importa é sermos e acreditarmos que somos e representamos o que sentimos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...