-----
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sábado, 19 de março de 2016

Ostara - Equinócio de Primavera e Ritual

Mais um equinócio de primavera que traz para nós crescimentos e florescimento. O Ostara é o nome pagão para a entrada da primavera no nosso ano (para saber sobre o calendário de Sabbats clique AQUI). Porém, é mais que isso, é um momento especial para os bruxos e bruxas ondem nós celebramos a Deusa da Fertilidade - Eostre - e as energias que com ela vêm. Eostre é também a Deusa ressurreição e renascimento, e seu nome significa "a Deusa da Aurora", Deusa anglo-saxã da primavera. 
Ostara também é visto como o momento de união da Deus (Lua) e do Deus (Sol), a união de dos sexos e igualdade.

Essa entrada da primavera é um ótimo momento para cultivar novos projetos, relacionamentos, gravidez, novas ideia, crescimento profissional, cultivação da terra... Pois é o momento e energia em que a natureza brota, aflora e fica fértil. E como já sabemos a natureza e nós somos um só, uma energia só que linca com os Deuses e Deusas.

Nessa época, há a tradição de pintura e decoração de ovos. Pois os ovos simbolizam o nascimento, a fertilidade da Deusa. E o coelho também virou símbolo do Ostara e da Deusa Eostre, pois ele tem um período de reprodução rápida de apenas um mês, assim simbolizando a fertilidade da Deusa. 
Agora porquê esse símbolo? Bom, vamos á lenda?
Eu li várias versões da lenda, algumas dizia que o coelho era um pássaro, outra que era uma lebre e tal. Mas vou compartilhar aqui a que mais gosto.

O coelhinho era na verdade uma lebre que sempre pedia favores a Deusa Eostre, e um dia querendo retribuir a Deusas pela atenção e carinho, a lebrezinha ficou pensando o que poderia dar a Deusa de agradecimento. Foi então que ao encontrar ovos, ele decidiu decorá-los bem bonitos, com as cores do bosque de Eostre e as cores da primavera e presenteá-la. A Deusa ficou tão agradecida e achou o presente tão sincero e bonito que quis compartilhá-los com seus filhos humanos esses presentes tão belos. Assim dando a missão para a lebrezinha de entregar ovinhos decorados para as pessoas ao arredor do mundo no equinócio de primavera, e trazer essa beleza para a vida das pessoas assim como ele trouxe para a Deusa.

Com isso muitos pagãos nesse época decoram e pintam ovos como celebração do equinócio de primavera. Muitos carregam consigo como ovos mágicos para levá-los até suas metas e outros enfeitam seus altares como simbolismo a Deusa da fertilidade. Mas não só os ovos, as flores também simbolizam o Ostara com muitas cores e beleza. Celebrar em um jardim, bosque, com a natureza é uma ótima ideia... pintar seus ovinhos em um jardim também. Outra dica é fazer oferendas para a Deusa da fertilidade com flores, alimentos de grãos e frutas em um bosque ou floresta. 
As cores que representam o Ostara são as; amarela, verde (cores da natureza) e com o o planeta; sol.

Ritual de Ostara:

- Caldeirão
- Água
- Flores amarelas
- 9 velas amarelas
- Ovo (decorado ou pintado por si mesmo)
- Incenso de flores 

Em seu altar ou no centro de sua casa, coloque a água no seu caldeirão e encha de flores amarelas. Ao arredor acenda as 9 velas e o incenso. Mexa a água com as flores com as mãos enquanto agradece pela passagem do inverno para a primavera, e que suas metas, desejos e projetos crescem e floresçam como a primavera fará, os realizando e multiplicando.Passe um pouco dessa água nas têmporas, nuca e pulso. Coloque o ovo no centro das flores no caldeirão, mentalizando o que deseja florescer na sua vida. Agradeça, e deixe as velas queimarem até o final, depois de 3 dias que o ritual foi realizado, leve o conteúdo do caldeirão para um jardim/bosque bem bonito e com flores. 

Aproveitem esse momento para se investirem em projetos, sonhos e até em um relacionamento de carinho! 
Feliz Ostara para todos!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...