-----
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 22 de junho de 2014

Mão Hamsá - Religiões e significados


A mão Hamsá, é conhecida por muito e também usada. Ela tem significados diferente em diferentes religiões. E vou compartilhar aqui com vocês alguns deles:




Judaísmo: no judaísmo ela é chamada de mão de Miriam, a irmã de Moisés a Arão. Eles costumam usa-la como amuleto para proteção e contra mau-olhado pendurada na porta, no carro, na carteira e até no corpo - pescoço.

Islã: para os islamitas ele tem outra representação, que é a mão de Fátima Bint Muhammaá filha de Muhammaá, mas conhecido como o profeta Maomé. Ela tem uma associação com os 5 mandamentos muçumanos; cinco pilares do Islã. Que consiste em azer a peregrinação a Meca, orar 5 vezes ao longo do dia diariamente, jejuar e observar as obrigações no mês do Ramadã,fazer caridade, professar e aceitar o credo.

Budismo: contém a representação de afasta/dissolver o medo. É conhecido como Abhaya Mudra.

Esse símbolo é visto também como afastador de mau-olhado também e é usado por muita gente que nele acredita. Pois quando se tem fé em algo, aquilo se alcança né?!
Mas há histórias e estudos que dizem que esse símbolo era usado como mau-olhado, muito antes da utilização das religiões que citei acima.

Blessed Be

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...