Herbalismo na Magia - parte 2

Olá meus queridos seres mágicos!
Hoje vamos continuar a parte 2 do post "Herbalismo na magia". Se caso você ainda não leu a primeira parte desse post, eu aconselho a ler antes de continuarmos. Vou deixar o link aqui: Herbalismo na Magia

Como estavamos falando no post anterior, o herbalismo é uma prática de medicina natural muito antiga, e claro também usado entre as bruxas não só por seus benefícios mágicos mas medicinais também, pois acreditamos no poder da natureza e em sua energia.

O estudo estudo e uso das ervas na mágia é insubistituível, pois da natureza viemos e dela tiramos nossas forças e renovamos nossa energia. E as ervas como parte da natureza são "utensílios" inevitável para nossos trabalhos mágicos e saúde.

Mas todas as ervas tem propriedades mágicas?
Toda erva tem propriedades medicinais e mágica, umas mais que outras, mas sim, todas. Algumas ervas são mais conhecidas por terem muitas propriedades e ultilização, e outras menos e são para uso bem mais especificos, mas todas as plantas são ricas em energias para trabalhos mágicos, encantados e medicinais. Porém as de trabalhos medicinais deve se ter atenção, pois há ervas toxicas e venenosa para o consumo e contato con a pele.

Diferença de ervas compradas e cultivadas no jardim
Há diferença? Há diferença sim! Quando somos nós que cultivamos no nosso jardim, colocamos amor e carinho e essa energia é refletida nas plantas e suas propriedades. As compradas são boas também claro, pois a planta continua sendo a planta, mas o carinho que colocamos nela quando somos nós mesmos a cultivar, faz diferença.

Como cultivar?
Nem todos tem a possibilidade de ter seu próprio jardim de ervas, talvez pelo clima do local onde mora ou espaço. Mas se você tem essa possibilidade é uma boa começar a cultivar seu próprio jardim.
Antes de mais nada você tem que decidir quais ervar quer cultivar e pesquisar e saber quais são suas condições de cuidado. Pois há plantas de requer mais sol que outras, outras sol mas não diretamente, e outras que até não se dão tão bem quando perto de outra espécie, fazendo a espécie vizinha não crescer como deveria. Então o primeiro passo é pesquisar e estudar quais são os cuidades necessárias para essas plantas e se você tem essa condição.
A sua atenção diária no seu jardim faz toda a diferença! Mesmo que seja só para ir lá dar um "oi" para as plantinhas e checar se elas se encontram bem, se tem água suficiente, se o sol não está muito forte para elas, etc. Então se você quer ter um jardim com plantas felizes, dê atenção á elas, pois elas são seres vivos e precisam de amor também!

Como cada erva tem seu cuidado, é de se esperar que cada um também tenha sua forma certa de podar e colher seus frutos, flores e folhas. Mais uma coisa para você ir estudar sobre. Sim, ter um jardim não é só ter terra, é ter conhecimento do que está fazendo.

E claro, as pragas, junto com as plantas podem vir as pragas e pulgões de plantas. Não deixe isso passa despercebido, pois pragase pulgões além de destruirem suas plantinhas também adoecem elas fazendo com que elas não sejem saudáveis até mesmo para seu consumo.
Mas se você ainda está visando um caminho saudável e natural, a dica é não ir com venenos químicos comprados em mercados! Não faço isso! Não é saudável, por mais seguro que digam que ele é, ainda é um veneno. Há muitas receitas caseiras com produtos naturais que podemos até mesmo encontrar na internet, que ensinam como fazer anti-pragase pulgões sem envenenar sua planta e você. Vá atrás das soluções alternativas. Como diz meu mestre de tarot "Bruxa é ser esperta, quer ser bruxa? Seja inteligente e esperta!" haha


Os chás de ervas
Os chás são um dos mais comuns e usados métodos de se consumir ervas mágicas e medicinais desde os tempos antigos. É uma técnica ótima para usarmos as propriedades das ervas diariamente sem termos que precisar de muitos ingredientes, tempo ou mesmo privacidade para isso. Além do mais ninguém vai te julga bruxa e queimar na fogueira só por está tomando um cházinho, né?!
Há chás para todos os tipos de atividades: Intuição, clarividência, cura, poder, sexualidade e por ai vai. E em várias formas de consumo: saquetinhas prontas, de influsão, prontos no mercado...
Os melhores chás de ervas são os que são feitos em infusão, pois são mais artesanais, naturais (pois não temos certeza de todos os ingredientes posto nos chás de saquetinhas, né?!) e são ótimos para misturarmos entre si e criarmos nossos próprias conjuntos de ervas mágicas, dependendo do que queremos.

Mas o que é influsão?
A infusão é uma técnica de preparo de ervas com água. Onde as ervas não são postas para fervar junto com a água, e sim a água é aquecida primeiramente e depois as ervas são misturadas com essa água, tampamos o recipiente (panela, xícara ou bule..) e deixamos as ervas por alguns minutos lá. Após o tempo definino ter passado, as ervas são coadas e usufluirmos do consumo esse chá.
É uma técnica muito antiga e com história, e claro que garante um sabor do chá mais natural e do uso mais aprimorado de suas propriedades - seja elas mágicas ou medicinais.
Porém como toda técnica, a infusão tem o seu "manual de uso", ou seja, o tempo certo de manter as ervas na água e a temperatura certa da água antes de colocar as ervas. Pois temperatura muito alta da água também pode queimar as ervas.


Qual a temperatura certa para se fazer uma infusão das ervas?
As ervas são como o café; tem a temperatura certa para se fazer uma boa passada, muito além dessa temperatura o café fica com gosto de queimado. As ervas não são diferentes, podem não ficar com gosto de queimado como o café, mas muitas ficam com um gosto amargo forte e perdem um pouco de suas propriedades medicinais. Porém a ervas mais resistentes a temperaturas que outras.
E qual é essa temperatura? A temperatura é a água um pouco antes de levantar fervura. Quando a água apresenta que irá começar a borbular, ou levantar fervor, é esse o ponto de desligar o fogo. Não deixe a águar borbular e ferver ao ponto de até evaporar, pois nesse ponto a temperatura está muito elevada e pode queimar a erva.

Sendo assim cada erva tem seu tempo na água, normalmente a maioria varia entre 3 a 5 min de infusão. Claro que se passar 5 min a mais não será o crime do ano. Mas é legal respeitar o tempo para garantir um melhor resultado.

Então você deve está pensando: "Existe regras até para fazer um chá?!", não são bem regras, mas orientações para podermos aproveitar do que há de melhor nas propriedades das ervas. Porém dependendo da funcionalidade das ervas, o processo de preparação e uso pode mudar. É importante ter conhecimento do que está fazendo para não termos perda das propriedades mágicas e medicinais das plantas.

Bom, como esse post ficou um pouco mais extenso do que era prentendido, estarei falando sobre os óleos essências e aromaterapia em um post parte 3, ok?!
Espero que tenham gostado e que tenha sido explicativo...Não se esqueça de comentarem e conferirem a 3º parte desse post que farei em breve!

Beijinhos e Blessed Be! 🌙🌟


Nenhum comentário:

Postar um comentário